Abril Azul: mês de conscientização sobre o autismo!

img
#Saúde POR ASCOM 02 DE ABRIL DE 2024

Hoje, dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data que marca todo o mês, através da campanha ‘Abril Azul'.

Você já ouviu falar sobre o TEA?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por um desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados.

O Abril Azul tem o objetivo de envolver toda a comunidade nas causas que incluem tais distúrbios e condições do TEA, a fim de buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva.

A causa é celebrada anualmente no dia 2 de abril, que é considerado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi estabelecida em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Você provavelmente já deve ter visto o Cordão Girassol ou, pelo menos, já ouviu falar. Trata-se de um acessório diferenciado que tem como objetivo identificar pessoas que possuem deficiências ou condições específicas que não são perceptíveis.

Já o Cordão de Quebra-Cabeça, também muito utilizado atualmente, serve para identificar pessoas com autismo. Por isso, o objeto também se tornou um símbolo central na campanha de conscientização.

Por um mundo com mais respeito e inclusão!

Fonte: Quatis-RJ

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito